Posição Solar: Questão importante na hora da escolha

Tempo de leitura: 3 minutos

Posição Solar – Questão importante na hora da escolha


Hoje falaremos sobre “Posição Solar:  Questão importante na hora da escolha”. Já falamos algumas vezes em nossos artigos que a compra de um imóvel não é nada simples. Existem inúmeros detalhes a serem analisados e é por isso que sempre orientamos que o cliente busque ajuda de um corretor profissional na hora da escolha de seu imóvel para que não tenha descontentamentos futuros.

Localização, área, quantidade de dormitórios e garagens são extremamente importantes, mas também devemos ter uma atenção especial com a orientação solar dos imóveis que estamos analisando.

A cidade em que vivo, Caxias do Sul, possui um clima bem extremista com invernos frios e úmidos e verões com temperaturas altas. Aqui há muito o que se considerar sobre as orientações solares. Vou transcorrer sobre cada uma delas:

 

Posição Solar Norte:

 

Sem dúvida nenhuma essa é a queridinha dos clientes. Essa é a posição solar que mais recebe a presença do sol e isso garante ambientes aquecidos. Para se ter uma ideia no inverno o sol forma um ângulo pequeno com relação a superfície da terra  e isso faz com que a face norte tenha sol durante todo o dia. Já no verão, mais precisamente de dezembro a janeiro, o sol fica presente das 09h até as 15h o que garante um clima confortável nos ambientes durante a noite.

Diante disso, você já deve ter percebido o porque o Norte faz tanto sucesso não é mesmo? No inverno proporciona calor aos ambientes com sol penetrando durante todo o dia e no verão diminui sua presença fazendo com que durante a noite você não fique com tanto calor dentro do seu imóvel.

Além disso, um imóvel com posição solar Norte terá uma valorização bem maior do que os demais.

 

Posição Solar Sul:

Nos parágrafos acima falamos da orientação solar predileta dos clientes e agora chegou a vez da menos privilegiada: a Posição solar Sul. Isso ocorre porque o sol quase não aparece na face sul durante o inverno e no verão ele aparece somente nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde.

As pessoas que optarem por imóveis nessa face solar precisam ficar atentas para os cuidados com o mofo e umidade, além disso, precisam se preparar com bastante cobertores no inverno!

 

Posição Solar Leste e Oeste:

 

Essas duas orientações solares são as intermediárias. Estão bem no meio entre a Norte e a Sul. Entre elas a principal diferença é o período do dia em que o sol irá aparecer no imóvel.

Como o sol nasce no leste nos imóveis com essa face teremos sol incidente durante a manha e nos imóveis frente Oeste o Sol aparecerá durante a tarde. Aí você deve estar se perguntando, mas qual é melhor?

Isso vai depender do seu gosto mas o que é importante salientar é que como a tarde é mais longo e o sol é mais intenso nesse período, esses ambientes ficarão mais quentes durante a noite.

Agora que você já leu esse artigo ficará mais fácil de escolher orientação solar que mais se encaixa dentro de suas necessidades! Obrigada por nos acompanhar e fique atento para os nossos próximos artigos!

Então o que achou do nosso artigo “Posição Solar: Questão importante na hora da escolha”? Deixe sua opinião e dúvidas nos comentários.

dornelles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *