Cuidados na Compra de um Imóvel

Tempo de leitura: 5 minutos

A compra de um imóvel é a realização de um sonho para a maioria das pessoas, seja o início de uma nova jornada ou a troca por algo mais adequado, enfim, é um momento de expectativa e felicidade, mas deve ser permeada de cuidados, caso contrário, o sonho pode virar pesadelo. Nesse artigo, de maneira sucinta e simples, será tratado acerca dos Cuidados na Compra de um Imóvel.

Cuidados na Compra de um Imóvel

Inicialmente, importante lembrar que o ideal em transações dessa grandeza é procurar profissionais da área que possam orientar e intermediar todo processo de negociação e fechamento do negócio. Os profissionais indispensáveis à segurança do negócio são:

Corretor de Imóveis

Irá selecionar as opções que se enquadram no perfil do cliente; intermediar as tratativas de negociações, além de ter o dever de informar o cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio, sob pena de responder civilmente pelos atos que se revelem danosos aos clientes em virtude de infrações éticas. Ademais, na esfera do Código Civil, a responsabilidade do corretor é derivada da culpa decorrente de imprudência, negligência ou imperícia. Ao escolher o seu corretor de imóveis procure se certificar que o mesmo esteja regularmente inscrito no CRECI, bem como que esteja associado a uma imobiliária com solidez e de boa reputação, tais providências assegurarão que os profissionais da intermediação, seja imobiliária e ou corretor, estarão presentes do início ao fim da transação imobiliária, ou seja, será mais difícil perder o contato com esses profissionais, o que ocorre quando se contrata aventureiros que certamente fecharão as portas antes mesmo de o negócio ser concluído;

Advogado

 Figura indispensável para quem quer tomar cuidados na compra de um imóvel: Inicialmente, ressalta-se, corretor de imóveis não tem conhecimento suficiente para suprir a presença de um advogado na orientação a respeito da concretização do negócio, tampouco, é legitimado a fazer um contrato realmente seguro e aplicável à negociação, por isso, procure uma imobiliária que tenha assessoramento jurídico especializado, você não pagará nada mais por isso e fechará um negócio com mais segurança. Ainda, se possível, consulte um advogado de sua confiança para analisar os documentos necessários e o contrato. Um instrumento contratual mal feito ou prejudicial a uma das partes pode trazer grandes problemas e prejuízos futuros, razão pela qual é parte mais delicada e importante do negócio e deve ser tratado com cautela;

Agente Bancário

 Se você necessita de financiamento habitacional, além do corretor de imóveis e do advogado, é de extrema importância consultar um agente bancário, o qual irá fazer simulações e buscar soluções adequadas para sua situação. Através desse assessoramento você poderá descartar negociações inviáveis que certamente trarão dores de cabeças futuras. As imobiliárias mais gabaritadas possuem agentes bancários devidamente certificados na própria empresa, portanto, procure negociar com elas, você não terá maiores ônus com isso e fará uma negociação apropriada a sua situação.

Além de se cercar desses profissionais, existem alguns cuidados básicos que devem ser adotados antes de comprar um imóvel, seja pronto ou na planta, são eles:

Imóveis Prontos

Quando se adquire um imóvel pronto, ou seja, usado ou nunca habitado, mas já concluído, é necessário se certificar se esse bem não está comprometido com dívidas ou com algum impedimento, por isso, antes do fechamento do negócio importante solicitar os seguintes documentos aos proprietários:

Dos Proprietários

RG; CPF; certidões negativas de protestos; certidão de ações cíveis, criminais da Justiça Federal e Estadual; certidão de insolvência civil, certidão de execuções fiscais estadual e municipal; certidão de quitação de tributos federais junto à Receita Federal; certidão de ações trabalhistas; certidão de de interdição, tutela e curatela, e, se o vendedor for pessoa jurídica, acrescentar as certidões de falência e concordata e certidão de regularidade fiscal junto à Receita Federal.

Do Imóvel

Matrícula atualizada; Certidão de Ônus, Certidão Vintenária; Certidão negativa Municipal/Situação Fiscal (IPTU); Habite-se; e Certidão negativa de débitos condominiais.

Imóveis na Planta

Negociações de imóveis na planta exigem cuidados redobrados, pois o preço pode ser melhor, contudo, nele está embutido o risco de obra, por isso, além dos documentos dos proprietários mencionados anteriormente, é necessário verificar se o empreendimento está registrado junto ao Registro de Imóveis competente; solicitar a matrícula mãe do terreno atualizada, bem como a vintenária. Não obstante, é prudente analisar as obras que já foram entregues, as que estão em construção e a reputação do construtor.

Em uma primeira análise parece muito complicado juntar e analisar todos esses documentos, contudo, se você estiver assessorado por uma imobiliária e por um corretor competente, bem como por um advogado especializado, eles mesmo irão atrás de toda essa documentação e farão a análise, por isso, eu sempre ressalto aos meus clientes que comprar um imóvel sem auxílio de uma imobiliária ou comprar de uma imobiliária/corretor sem solidez e capacidade técnica pode sair muito caro e o sonho pode virar um pesadelo com muitos capítulos sombrios.

Esperamos que você tenha gostado e entendido este artigo sobre Os Cuidados na Compra de um Imóvel.

Pense nisso e bons negócios!

 

John Doe

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *