Como Usar o FGTS para Comprar um Imóvel

Tempo de leitura: 3 minutos

Como Usar o FGTS para Comprar um Imóvel

Quanto estamos comprando um imóvel todo valor que conseguirmos juntar é bem vindo não é mesmo? É aqui que entra no nosso bom e velho FGTS! Eu sei que todo mês quando você via o valor do FGTS no seu contracheque você pensava: porque não me dão esse dinheiro ao invés de deixar em uma conta que eu não posso mexer?! Pois bem, em horas como essa, de comprar um imóvel, você vai agradecer por isso pois é uma grande ajuda! Hoje vamos falar sobre Como Usar o FGTS para Comprar um Imóvel.

Usar o FGTS na compra é bem simples, mas existem algumas regrinhas que você deve saber antes de qualquer coisa. Vamos a elas:

Regras Para Utilização do FGTS:

Como Usar o FGTS para Comprar um ImóvelNão Ser Proprietário de Imóvel Residencial na cidade onde Reside ou Trabalha e que pretende comprar o imóvel ou ter financiamento habitacional ativo em qualquer região do país:

Se você já possui um imóvel em seu nome na cidade você não poderá usar o FGTS, agora, se este imóvel for em outra cidade que não seja na região limítrofe de onde você reside, você consegue sim utilizar. Exemplificando: Eu tenho uma casa quitada na Praia e quero comprar um imóvel na cidade onde eu vivo e trabalho. Neste caso eu posso utilizar o FGTS.

Outra informação importante: a regra se aplica para imóveis residenciais, se você possuir um terreno, sem benfeitoria em cima, ou uma sala comercial, não tem problema pois não se tratam de imóveis residenciais.

Morar ou Trabalhar na cidade em que vai comprar o imóvel com utilização do FGTS.

Ter ao menos 03 anos de Contribuição ao FGTS:

Para poder usar os recursos da conta vinculada do FGTS você precisa ter ao menos 03 anos de tempo de carteira assinada. E aqui vale ressaltar que esse tempo é contato somando todos os períodos trabalhados. Exemplo: o João tem 01 ano de trabalho na empresa X, 01 ano na empresa Y e 01 ano na empresa Z, somando todos os períodos ele completa os 03 anos e com isso consegue utilizar o FGTS.

A utilização só é Permitida em Imóveis Residenciais:

Você não vai conseguir utilizar o FGTS para comprar uma sala comercial ou um terreno, por exemplo. O imóvel que você vai comprar precisa ter fins residenciais e não pode ser utilizado para nada que não seja para esse fim.Como Usar o FGTS para Comprar um Imóvel

O imóvel objeto da utilização não pode ter sido adquirido com recursos do FGTS nos últimos 03 anos:

Vou exemplificar para você entender melhor: João quer comprar o imóvel da Maria utilizando o FGTS, mas quando a Maria comprou ele há 02 anos atrás ela utilizou o FGTS como parte do pagamento. Diante disso, o João só poderá utilizar o FGTS nesse imóvel daqui a 01 ano quando completa o período de 03 anos desde que Maria utilizou.

 O imóvel precisa estar dentro do Sistema Financeiro de Habitação:

Esses imóveis tem um teto de valor de imóvel definido periodicamente. Consulte o valor do teto antes de comprar pensando em utilizar o FGTS, pois, se o imóvel ultrapassar ao valor permitido, você não conseguirá utilizar esse recurso.

Além de ser uma ótima ajuda na hora da compra, existem algumas linhas de crédito com juros menores para quem tem FGTS há mais de 03 anos que valem muito a pena.

Espero muito ter podido ajudar você com esse assunto e fico à disposição para esclarecer as tuas dúvidas sobre Como Usar o FGTS para Comprar um Imóvel, baixa deixa-las aqui nos comentários!

dornelles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *