Como Funciona o Financiamento Imobiliário

Tempo de leitura: 3 minutos

Como Funciona o Financiamento Imobiliário

Está pensando em comprar um imóvel com financiamento imobiliário?  Nesse artigo vou explicar Como Funciona o Financiamento Imobiliário e quais são os requisitos para poder financiar!

Requisitos

* Comprador

Como Funciona o Financiamento ImobiliárioNome limpo: é meio óbvio, mas é sempre bom relembrar – você não pode ter nenhuma restrição em seu nome. E para o banco não importa se a restrição é de uma dívida de um amigo para o qual você emprestou o nome, o sistema simplesmente não aprova caso tenha qualquer restrição.

Renda: todo o financiamento vai girar em torno na sua renda, é ela que vai determinar quanto o banco vai te emprestar. Esclarecendo melhor: a prestação do imóvel não pode ultrapassar a 30% da sua renda bruta, então, se você ganha R$ 2.000,00 a sua prestação poderá ser de no máximo R$ 600,00 e é com base nessa prestação que o banco definirá qual será o valor liberado para você. Outra questão importante: se a sua renda estiver muito comprometida com outros empréstimos o banco pode emprestar um valor menor ou até reprovar o seu financiamento.

* Imóvel

Estar com a documentação em dia, com as devidas averbações de construção e sem nenhum penhora, hipoteca ou anotação que comprometa o bem.

Como Funciona o Financiamento Imobiliário

 

* Vendedor

Como Funciona o Financiamento Imobiliário

 

O vendedor também precisa ter um bom cadastro sem restrições que  possam comprometer o imóvel futuramente. Lembre-se sempre de verificar isso antes de fechar o negócio.

Como Funciona

A primeira coisa que você precisa estar ciente é que você está pedindo um empréstimo de um valor considerável ao banco e por isso ele vai exigir documentos e procedimentos para ter mais segurança em dar o crédito para você. Os documentos que as instituições normalmente pedem são:

Proponente/Cônjuge:

– Cópia do Documento de Identidade e CPF;Como Funciona o Financiamento Imobiliário

– Cópia do comprovante de estado civil;

– Comprovante de endereço atualizado;

– Comprovante de rendimento dos 03 últimos meses;

– Carteira de trabalho;

– Extrato do FGTS (se for utilizar);

– Declaração de Imposto de Renda do último exercício (se não for isento).

 

Com essa documentação e a documentação do vendedor e do imóvel você já pode dar início ao processo de financiamento. A instituição financeira irá fazer uma análise do teu crédito, bem como convocará um engenheiro para verificar se o imóvel que está sendo adquirido está em boas condições e de acordo com a matrícula bem como seu valor de mercado e também verificará se está tudo certo com a documentação do vendedor.

Estando tudo certo, eles farão o débito do seu FGTS (se for o caso) e emitirão o contrato de financiamento que tem valor de escritura. Lembre-se que você terá despesas com a instituição financeira e também com as taxas de transferência (ITBI e Registro).

Normalmente as imobiliárias possuem correspondentes bancários que farão todo o processo e você só terá que entregar os documentos solicitados e aguardar pela aprovação.

Não fique preocupado e nem incomodado se o banco solicitar documentos adicionais, afinal, eles precisam tomar todas as precauções necessárias para fazer um empréstimo seguro.

Ficou com dúvidas sobre como Funciona o Financiamento Imobiliário? Deixe nos comentários que eu terei prazer em te ajudar!

 

 

dornelles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *