Caução melhor modalidade para augar um imóvel

Tempo de leitura: 3 minutos

Caução – melhor modalidade para alugar um imóvel

Hoje falaremos sobre “Caução melhor modalidade para augar um imóvel”. Ao alugar um imóvel as imobiliárias costumam pedir aos futuros locatários uma garantia para que o contrato seja firmado. Com a dificuldade que muitas pessoas encontram em apresentar um fiador, mas uma modalidade vem ganhando popularidade entre as partes: a caução.

A caução é uma garantia não apenas para a administradora de imóveis, que irá receber os valores caso o aluguel não seja pago pelo locatário, como para o proprietário, de que será ressarcido caso o morador cause algum dano em seu imóvel.

Como funciona a caução?

Na caução, o morador dá como garantia a imobiliária o pagamento do valor referente a três aluguéis.

Esse valor é pago no momento da assinatura do contrato de aluguel, nunca antes, e é depositado em uma conta bancária indicada pela imobiliária. Caso não haja nenhum débito ou despesa que justifique sua utilização, ele é devolvido integralmente ao final do contrato.

O dinheiro dado em garantia para a locação de um imóvel na modalidade caução pode ser sacado apenas nas seguintes situações: caso o locatário desocupe o imóvel ou através de autorização judicial.

Porque a caução é a melhor alternativa ao alugar um imóvel?

Alugar um imóvel via imobiliária é um procedimento que busca trazer segurança para ambas as partes. Para isso as imobiliárias exigirem garantias dos locatários, uma vez que encontrar um fiador tem se tornado cada vez mais difícil a caução é sem dúvida uma excelente alternativa.

A garantia via fiador vem caindo em desuso, pois muitas pessoas têm ressalvas em ser fiador de outras, inclusive parentes, dada a responsabilidade que o fiador tem.

Em caso de não pagamento do aluguel é o fiador quem arca com esta despesa, incluindo os juros que incidirão sobre a dívida.

Já ao utilizar a caução como garantia para alugar um imóvel, o locador fica livre da exigência de encontrar um terceiro que assuma a responsabilidade por sua dívida.

A única obrigação do futuro inquilino é reunir o valor necessário para garantir o custeio do aluguel ou o ressarcimento do proprietário em caso de danos ao imóvel.

Além desta vantagem óbvia, a caução oferece a quem a escolhe como garantia os seguintes benefícios.

Praticidade

Ao utilizar um fiador como garantia o locatário precisa reunir uma série de documentos, tanto seus quanto do fiador, para comprovar a capacidade da pessoa em arcar com a despesa que possa vir a ocorrer.

Esse processo, além de ser caro, pois é necessária a retirada e atualização de certidões em cartório, é um processo que tem algum custo, e algumas vezes pode resultar em negativa caso a imobiliária constante algum impedimento.

A caução é prática ainda para pessoas que irão locar imóveis em outras cidades, pois alguns proprietários não aceitam fiadores de outros municípios, inviabilizando a locação caso o interessado não encontre outra forma de garantia.

Para que o fiador seja aceito pela imobiliária ou proprietário ao ser firmado um contrato de locação de imóvel, a situação financeira desta pessoa é verificada.

Ou seja, para que seja aceito como fiador, o candidato precisa, além de apresentar as condições necessárias, possuir crédito na praça. Caso seja identificada alguma restrição, o contrato é suspenso e o locador perde o imóvel.

Quando o modo caução é utilizado, essa verificação é feita somente no cadastro do inquilino, uma vez que não há fiador.

Embora algumas pessoas considerem difícil reunir a quantia equivalente a três alugueis de uma única vez, a caução é, dentre todas as modalidades de garantia para a locação, a que mais beneficia locador e locatário.

O que achou do nosso artigo “Caução melhor modalidade para augar um imóvel”? Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários…

 

dornelles

2 Comentários


  1. Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

    Responder

    1. Que bom que você gostou Felipe! Estamos sempre à disposição para ajudar!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *