7 Dicas para Comprar um Imóvel em Caxias do Sul

Tempo de leitura: 3 minutos

7 Dicas para Comprar um Imóvel em Caxias do Sul

 Muitas pessoas se sentem perdidas quando iniciam as buscas pelo seu imóvel. As dúvidas são muitas e a maioria relacionada ao financiamento, valores, localização e tamanho do imóvel. Pensando nisso eu fiz um roteiro com 7 Dicas para Comprar um Imóvel em Caxias do Sul, confira!

1. PRIORIDADES

A primeira questão a ser pensada é o que é essencial para você em um imóvel. Nisso costumo elencar o tamanho do imóvel, o preço, a posição solar e a localização. Muitas vezes não é possível conciliar tudo em um mesmo negócio, por isso, faça uma lista de prioridades para evitar gastar tempo com visitas a imóveis que definitivamente não atendem a sua necessidade.

2. ORGANIZE SUAS FINANÇAS

Feita a lista de prioridades o passo seguinte é organizar as suas finanças. A aquisição de um imóvel requer um alto investimento, dessa forma, antes de iniciar a busca é importante verificar qual a sua real capacidade econômica e o que pode ser cortado da lista de despesas, assim, será possível determinar qual a prestação que o seu orçamento irá suportar.

3.SIMULAÇÃO DE FINANCIAMENTO

Com base na organização das finanças, o próximo passo é fazer simulações com as instituições financeiras que atuam no ramo imobiliário para verificar quanto será necessário dar de entrada, o valor da prestação, a taxa de juros, dentre outras informações relevantes. Ciente disso será mais fácil delimitar quais imóveis estão dentro das suas possibilidades.

4. DESPESAS COM DOCUMENTAÇÃO

Antes de partir para as visitas aos imóveis lembre-se que você terá despesas com a transferência do imóvel, as quais, de modo superficial e aproximado, totalizam em torno de 3% (três por cento) do valor do imóvel. Essas despesas devem ser pagas à vista por ocasião de cada etapa, portanto, é imprescindível dispor do valor quando da compra do imóvel.

5. BUSQUE UM ESPECIALISTA

Para cumprir todas essas etapas e as seguintes é importante ter o auxílio de um especialista em transações imobiliárias, isso economizará o seu tempo, o seu dinheiro e aborrecimentos.  Negócios que envolvem imóveis são burocráticos e exigem a análise prévia de vários documentos importantes. Quem não possui conhecimento jurídico e imobiliário não tem ideia de quais documentos solicitar antes do fechamento do negócio. Além disso, saber interpretar a documentação é crucial e pode ser determinante, como veremos a seguir.

6. DOCUMENTAÇÃO DO IMÓVEL

Imóvel escolhido, proposta aceita e agora é só assinar o contrato? Não, definitivamente não. Comprar um imóvel é um negócio complexo e envolve valores substanciais, portanto, requer cuidados imprescindíveis.

Além da matrícula e da certidão de ônus, outros documentos devem ser solicitados, como as certidões dos vendedores; certidão negativa de débitos municipais; de condomínio, dentre outros tantos. Uma imobiliária capacitada faz todo esse procedimento através de sua assessoria especializada em direito imobiliário e você poderá realizar seu negócio de maneira segura.

7. UTILIZAÇÃO DO FGTS

Se você for utilizar o FGTS na compra do imóvel, é muito importante conhecer as regras de utilização. Um agente bancário poderá te auxiliar, algumas imobiliárias possuem esse profissional no seu quadro de colaboradores, o que irá facilitar a sua compra.

Com todas essas questões definidas você estará orientado e pronto para escolher e adquirir o seu imóvel ideal. Não se esqueça, no entanto, de buscar a orientação de um especialista, isso é de extrema importância.

O que achou do nosso artigo “7 dicas para Comprar um Imóvel em Caxias do Sul”? Conta para a gente nos comentários!

Confira nosso canal do youtube! 

 

dornelles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *